VI Encontro da UNCME/PA debate BNCC

24/11/2017

Cerca de 200 educadores, representantes dos Conselhos Municipais de Educação, participaram nesta quinta-feira, 23, e na sexta (24), do VI Encontro Estadual de Conselhos de Educação, promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais do Pará-UNCME/PA, a Secretaria Municipal de Educação de Belém, o Conselho Municipal de Educação de Belém, em parceria com o Conselho Estadual de Educação do Pará, a Secretaria de Estado de Educação, Undime, associações e consórcios de municípios. O evento ocorreu no auditório “David Mufarrej” da Unama – Alcindo Cacela, no horário das 9h às 17h.

O Encontro, em sua sexta edição, teve como objetivo debater as experiências e ações que visam o atendimento educacional de qualidade. O encontro também possibilitou, a participação e o controle social das políticas educacionais com representantes da comunidade escolar e da sociedade civil.

Durante a abertura, houve a mesa redonda “Base Nacional Comum Curricular – BNCC e suas implicações”, da qual participaram as especialistas e  integrantes do grupo de Trabalho do MEC, Ghisleine Trigo Silveira e Guiomar Namo de Mello. Elas participam, em nível nacional, dos debates e da construção do documento referente à versão 3 da BNCC.

Também estiveram presentes na mesa de abertura, a secretária de Educação Ana Cláudia Hage, a presidente da Undime/PA, Kátia Carvalho, a promotora de Justiça, Dra Maria das Graças Cunha e Marcia Arguelles do CEE.

De tarde, os educadores assistiram ao tema “Sistema Nacional de Educação”, proferido pela presidente do Conselho Municipal de Educação e coordenadora da Uncme/PA, Maria Beatriz Padovani e como coordenador da palestra, João Francisco Mileo Guerreiro – Presidente do CME de Oriximiná e Vice Coordenador da UNCME/PA.

No dia 24, houve o momento Uncme, com a discussão dos papel dos Conselhos, desafios e metas, coordenado pela secretária da Uncme, Clara Araújo Yunes (Assessora Técnica do CME/Belém).

Fonte:ASCOM-CEE/PA, CME/Belém