CEE/PA – DEBATE SOBRE REFORMA DO ENSINO MÉDIO

IMG-20170202-WA0005Assessores técnicos e Conselheiros, na presença  da presidente do CME/Belém, prof.ª Maria Beatriz Mandelert Padovani, participaram na manhã desta quinta-feira, 2 de fevereiro, da sessão plenária do Conselho de Educação do Estado do Pará – CEE/PA.

 O Conselho Estadual de Educação inaugurou nesta oportunidade, um novo espaço de debate sobre a reforma do Ensino Médio que tramita no Ministério da Educação. A apresentação hoje contou com a participação de vários conselheiros, representantes do Fórum de Ensino Médio e do Fórum Estadual de Educação, professores da Uepa e da UFPa, diretores da Seduc, além de técnicos e assessores do CEE/PA.
A presidente, profª Suely Menezes abriu a reunião e ressaltou que é função dos Conselhos repensar a responsabilidade na discussão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). “Precisamos assumir nosso papel e realizar amplo debate sobre o Ensino Médio que queremos para nossos alunos”, disse.
IMG-20170202-WA0004A presidente da Câmara de Educação Básica do CEE, Beatriz Padovani fez a apresentação da análise que realizou sobre a Medida Provisória nº 746, de 22/09/2016, que trata da reforma do Ensino Médio. A proposta já foi discutida em três versões e até março deste ano deverá ser aprovada pelo Congresso Nacional. Segundo Beatriz este é um momento muito importante para que os educadores contribuam para a construção de um Ensino Médio que realmente atenda aos interesses dos alunos paraenses. “Precisamos trabalhar primeiramente o sistema, e depois a rede se encarrega de colocar em prática o currículo. Estamos confiantes, porque teremos a opção de construir um currículo voltado para nossas necessidades”, destacou.
O professor Ronaldo Lima, da UFPA, parabenizou a iniciativa do Conselho e enfatizou a necessidade de se debater um novo currículo para o Ensino Médio, mas destacou que deve ser prioridade, “discutir princípios e referências que orientem a organização do Ensino Médio no Pará”.
Presente, o secretário adjunto de Ensino da Seduc, prof. José Roberto anunciou a retomada do Fórum Estadual de Ensino Médio e conclamou os representantes de todos os fóruns de educação a participarem dos debates que a partir de hoje, ocorrerá todas as quintas feiras, a partir das 9h, no auditório do CEE.

Texto: CME/CEE