CEE PROMOVE ENCONTRO SOBRE FORMAÇÃO SUPERIOR DOCENTE NO PARÁ

Cerca de 250 educadores, representantes de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, conselheiros de educação do Estado e de 40 municípios participaram nesta quinta-feira, 12, no auditório David Mufarrej, da Unama, do I Encontro Estadual para revisão das normas que regulamentam o exercício da docência no Estado do Pará.  O evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Educação do Pará, em parceria com o Conselho Municipal de Educação de Belém eInstituições de Ensino Superior, com o objetivo de rever as normas que regulamentam o ensino superior, como forma de garantir os direitos profissionais dos professores formados no Pará. 

 

Participaram da mesa de abertura, Beatriz Padovani, vice-presidente do CEE/PA, representantes das Universidades Federal do Pará, Alberto Damasceno, da Universidade do Sul e Sudeste do Pará, Maria Célia Vieira, da Universidade do Estado do Pará, Lana Damasceno, da Universidade Federal Rural da Amazônia, Liliane Afonso, da Universidade da Amazônia, Ana Sabrina Favacho, da Secretaria Municipal de Educação, Isabela Facíola Pessoa e da Uncme/Pa, João Miléo. Após a saudação aos presentes, a profª Beatriz Padovani  fez uma exposição dos principais objetivos do encontro, explicando as demandas que precisam ser encaminhadas uma vez que as Universidades e Faculdades todos os anos oferecem novos cursos de licenciatura, e os docentes ficam sem saber onde atuar, em que disciplina podem ser contratados. 

Em seguida, houve a apresentação do painel “A formação docente ofertada pelas IES”, coordenado pelo conselheiro Manoel Delmo de Oliveira, onde cada uma das instituições  convidadas, apresentou sua oferta de cursos nas áreas de licenciatura e os problemas enfrentados para atingir um maior número de alunos.

Durante a exposição dos representantes das IES, todos foram unânimes em elogiar a iniciativa do Conselho de Educação do Pará, por ser esta uma discussão que já se fazia necessária há muito tempo. A vice-reitora da Unama, profª Betânia Fidalgo propôs a criação de um Grupo de Trabalho, pelo CEE, que discuta a formação docente, de forma permanente.

   À tarde, visando garantir maior espaço de debates aos participantes, os painéis 2 e 3 foram transformados numa única mesa, da qual participaram o CEE/PA, a Seduc, por meio da coordenadora de Planejamento, Vera Couto e o Ministério Público do Estado, com a promotora, dra. Maria das Graças Cunha. Nessa mesa, coordenada pelo conselheiro Ronaldo Rocha, foram debatidos a necessidade de pessoal qualificado pelas secretarias e órgão contratantes de docentes e a necessidade de revisão das normas que regulam o exercício da docência no Pará. Outros temas surgiram durante os debates, como a formação de educação do campo, educação religiosa, educação especial com ênfase para o cursos de Letras/Libras, além dos novos concursos e Processos Seletivos Simplificados organizados pela Seduc e Semec.

Ao final, ficou aprovado que, as propostas sugeridas no encontro, serão apresentadas na próxima reunião plenária do CEE/PA, no dia 19/04, quando então, será definida uma agenda de trabalho, para encaminhar as demandas necessárias para que aconteça a revisão das normas que regem o exercício das docência no estado do Pará.

Veja o que rolou na Programação:

8h – Credenciamento

9h –  Abertura

9h30 – Painel 1: “A formação docente ofertada pelas IES”

Mesa:  UEPA, UFPA, UNAMA, UFRA, UNIFESSPA

Coordenação: conselheiro Delmo Oliveira (UEPA)

10h30- Intervalo

10h45- Continuação do Painel 1

12h- Almoço

14h- Painel 2: “A demanda das Instituições no campo da docência”

Mesa: Seduc- CEE

Coordenação: conselheiro Ronaldo Rocha(Sintepp)

 15h- Painel 3: “A normatização do exercício da docência  no Pará”

Mesa:  CEE – MPE.

Coordenação: Vice-Presidente do CEE- Beatriz Padovani (CEE)

 15h15- Intervalo

 15h30: Apresentação de propostas para revisão das normas

17h- Encerramento

 

Fonte:Ascom/CEE

Em 12/04/2018.